quinta-feira, 11 de julho de 2013

Caboclo Sete Encruzilhadas: Árvores - Olmo

Nobres viajantes, sentem-se ao redor da fogueira e ouçam a sabedoria do Caboclo Sete-Encruzilhadas sobre o majestoso Olmo. Quem sabe algumas destas lendas inspirem suas próprias aventuras...

"O Olmo é o Árbitro que ouve sem julgamento"


O poderoso olmo está ligado ao planeta Saturno e ao elemento água, auxiliando os conjuradores elementais especializados neste elemento.

Está árvore está intimamente ligada às energias femininas, e varinhas de madeira de olmo são mais poderosas nas mãos de mulheres.

Elmos, escudos ou até mesmo armaduras de madeira de olmo são boas proteções contra relâmpagos, naturais ou mágicos.

Para os divinadores, meditação embaixo de um olmo auxilia no contato com os espíritos da natureza. As lendas também relatam que furar um folha de olmo e colocá-lá embaixo do travesseiro traz sonhos proféticos.

Para curandeiros, gravetos de olmo podem ser utilizados para se acender um fogo mágico pelo seguinte ritual: dois pedaços de madeira de olmo devem ser esfregados até que peguem fogo. Este fogo, então, deve ser usado para acender uma fogueira (de qualquer tipo de madeira), cuja fumaça pode auxiliar na cura de algumas doenças.

Caixões de madeira de olmo eram comumente usados no passado, já que lendas diziam que esta árvore também estava presente no submundo. Talvez ela servisse como âncora ou barreira para impedir a volta dos mortos...ou até mesmo uma passagem para os vivos até lá.

Algumas lendas druídicas dizem que os olmos são os lares das fadas, enquanto outras lendas dizem que os olmos estão presentes nas encruzilhadas que levam ao mundo das fadas. Resta a vocês, aventureiros, descobrirem...

2 comentários:

  1. Adorei! Gosto muito de descobrir essas crenças ligadas a cada árvore. Sempre são fonte de ideia para incrementar histórias!

    ResponderExcluir