quinta-feira, 14 de abril de 2011

πδ (pi-delta) explica: magia telecinésia

Quinta-feira. Dia do Aramil. Hoje exporei um ensaio feito pelo intrépido meio-golem πδ (pi-delta) há bastante tempo, na antiga Torre dos Sábios, do Halls of Valhalla, de mestre Odin. Espero que apreciem.


A magia Telecinésia (no sistema D&D) pode ser bastante eficaz (apesar de alguns Mestres invejarem o uso criativo que alguns fazem dela). Um exemplo:

Devido a algumas restrições, só é possível arremessar 1 objeto por nível (máximo 15 objetos) e 12,5kg por nível de peso (187,5 kg).

Podemos então arremessar um total de 15 espadas largas grandes (causam 3d6 de dano cada uma e pesam 8 kg cada) para dar um total de 45d6 de dano (dano médio de 157,5).

Ainda assim é preciso uma jogada de ataque por objeto lançado. Supondo um mago nível 15, inteligência 20, seu bônus de ataque seria +12. Como estamos usando médias, ele conseguiria acertar em média uma classe de armadura de 22. Supondo que errasse metade dos ataques, ainda restariam 7 acertos (21d6 dano, média 73,5 de dano). E ainda existe a chance de acertar alguns golpes críticos (espada grande margem de crítico 19-20 (x 2)).

Melhor que uma bola de fogo maximizada (60 pontos de dano).

No entanto, esta manobra não é muito útil contra criaturas com redução de dano mágico.

É uma tática boa contra gigantes. Ex: gigante da colina tem 102 PV e CA 20. Um golpe desses arrancaria mais da metade da vida de um, enquanto uma bola de fogo potencializada (para comparar duas magias de 5º nível) causaria em média 52,5 pontos de dano SE não desse sorte e passasse no Reflexos.

Outro uso é contra conjuradores, em duas situações:
1. Se estiverem SEM pele rochosa: estimativa de 95% de chance de morte (CA e vida de conjuradores são geralmente patéticos).
2. Se estiverem COM pele rochosa: ótimo método de drenar a pele rochosa deles com UMA magia, já que cada espada larga causará em média 10,5 pontos de dano, facilitando a vida do grupo.

Obviamente também serve para drenar a pele rochosa de outras classes, mas se a CA for muito alta, vai dificultar bastante a vida do conjurador.

“Mas como carregar tantas espadas grandes?" você que desconhece as artes arcanas me pergunta. Ora, é simples. Existem vários métodos e vou listar alguns:
1. Faça seus companheiros carregarem as armas (nem sempre uma boa idéia);
2. Use bolsas arcanas. Tenha uma só para essas armas e despeje as armas quando for a hora (use sua ação de movimento para isto);
3. Talvez encolher itens dê certo, mas desconheço o volume exato de uma espada larga para ter certeza.
4. Invente seu próprio método

Apenas quero oferecer maneiras novas e criativas de usar magias velhas ou consideradas inúteis (não que esta seja). Convido-os a enviarem suas próprias idéias e se alguém pensou nisto antes me desculpe, mas eu não sabia.

2 comentários:

  1. Muito interessante, ainda que extremamente apelativo; Apesar de conhcer vários destes "killer combos" em Gurps e Trevas RPG, é raro encontrar algo assim em D&D.

    Meus parabéns pela descoberta e pelos cálculos!

    Mas ainda digo que tu precisas de uma boa mulher para lhe manter mais ocupado, meu sagaz amigo meio golem!

    ResponderExcluir
  2. Ahuahauha! Depois dizem que eu apelo no Marvel vs Capcom 3...

    ResponderExcluir