quinta-feira, 24 de março de 2011

πδ (pi-delta) explica: magia encolher itens

Olá a todos, elfos e raças inferiores. Sou Aramil, o Sincero. Odin e Frodo me convidaram para escrever no blog e devo dizer que não estou surpreso, dado meus atributos élficos superiores. Espero que todos aproveitem, embora eu não espere muito dos não-elfos. Apresentarei novos temas às quintas-feiras. Só mais um aviso aos incautos leitores: quer enfureçam-se ou não, raramente responderei aos comentários, por motivos ocultos (especulem à vontade).

Nesta empreitada terei o auxílio de alguns colaboradores. Hoje vocês conhecerão o primeiro: πδ (pi-delta), o meio-golem. Ele também é um dedicado estudioso das artes arcanas e o único meio-humano que realmente não é um completo inútil. Deixo-vos com suas palavras...

Como Aramil disse, sou um meio-golem fascinado pelas artes arcanas. Durante meus estudos, encontrei um erro crítico na tradução da Magia Encolher Itens (Livro do Jogador D&D 3.0 e 3.5). Meu pergaminho original foi publicado na Torre dos Sábios, nos famosos Halls of Valhallas, cerca de um ano atrás, mas como acredito que poucos viram meus escritos, reapresento-o a todos:

Gostaria de apontar um erro na magia Encolher Ítens. O texto em inglês especifica que um volume de 2 pés cúbicos por nível pode ser encolhido.
Já o texto em português especifica um volume de 60 centímetros cúbicos por nível. Acredito que o texto em português está total e completamente
errado pelo seguinte:

Imaginem um prisma regular ("um retângulo cúbico" para efeitos de imaginação) com 2 pés de comprimento, 1 pé de altura e 1 pé de profundidade.
Este prisma terá volume de 2 pés cúbicos (2 x 1 x 1).

Agora vamos transformar pés em metros usando o sistema D&D, no qual 5 pés são 1,5m. Portanto, cada pé equivale a 0,3m.

Então, o "retângulo cúbico" acima teria volume equivalente a 0,054 metros cúbicos (0,3 x 0,3 x 0,6). Como um metro cúbico equivale a 1.000.000 de centímetros cúbicos (100cm x 100cm x 100cm), então nosso prisma tem 54.000 centímetros cúbicos (isso mesmo, cinquenta e quatro
mil centímetros cúbicos).

Logo, a magia deveria dizer que é possível encolher um volume de 54.000 cm cúbicos por nível e não 60 cm cúbicos.

Só para terem uma idéia, 60 cm cúbicos equivalem a um cubo com, aproximadamente, 3,9 cm de lado. Minúsculo, ridículo e completamente inútil!!

Origem do erro: viram que a magia dizia "2 pés cúbicos". Ora, como um pé equivale a 0,3m (aproximação no mundo D&D), dois pés equivalem a 0,6m (=60cm)
e então só adicionaram a palavra "cúbico" no final imaginando que daria na mesma!!


Para os que querem saber mais sobre minha origem mecância, bem, ela será revelada mais adiante.

8 comentários:

  1. Esse pi-delta só podia ser amigo do Aramil mesmo rss. Parabéns pelo primeiro post!

    ResponderExcluir
  2. Sempre gentil, não é, Aramil?

    De qualquer forma, sejas bem vindo! Isto vale para ti também, sábio Pi-delta!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, este assunto era tão complicado que precisou de ajuda, "grande" Aramil??

    Vejam todos, ele é um farsante! o verdadeiro gênio é o pi-delta!

    ResponderExcluir
  4. Não reclamem... considerando que este é Aramil falando, ele deve estar em um de seus dias simpáticos...

    ResponderExcluir