terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

D&D em Elgalor: PVs e Itens Mágicos

Atualmente, as aventuras no mundo de Elgalor usam o sistema de regras da edição 3.5 de D&D, como já foi visto em alguns pergaminhos. Contudo, usamos o sistema com algumas modificações pequenas e simples de forma que não alterem sua mecânica.


O objetivo principal destas modificações é diminuir a distância entre heróis muito experientes e as pessoas comuns, fazendo com que estes personagens poderosos sejam heróis lendários (como Conan, Aragorn e Siegfried), e não super-heróis que só podem ser desafiados por dragões anciões, semi-deuses ou lordes do inferno.

As regras da casa apresentadas nestes pergaminhos serão mais interessantes a jogadores que apreciam ambientações fantásticas mas com uma escala de poder um pouco menor, semelhante ao que temos nas histórias do Rei Arthur, nas Sagas nórdicas ou nos trabalhos de Tolkien.


PONTOS DE VIDA DE PERSONAGENS JOGADORES
Os pontos de vida estão entre as coisas que mais fazem com que um personagem em algumas ocasiões se torne inverossímil, pois em níveis elevados, guerreiros e bárbaros possuem mais PV do que diabos e demônios com meio milênio de idade, e muitos personagens são capazes de sobreviver a explosões que destruiriam cidades inteiras.

Uma maneira simples de melhorar esta situação sem afetar alterar a mecânica do jogo ou seu clima heróico, é restringir os pontos de vida para metade do dado de vida do personagem + modificador de constituição a partir do 2º nível. Isto reduziria os PV dos personagens em torno de 20 a 30%, e não pede nenhum tipo de ajuste nas criaturas a serem enfrentadas.

Exemplo: Um guerreiro de 6º nível com Constituição 14 teria 47 PV; 12 pelo nível inicial (10 +2) e 7 (5+2) para cada nível adicional.

Desta forma, criaturas poderosas como dragões ou arqui-demônios se tornam ainda mais mortais, o que torna a vitória sobre eles algo realmente digno das canções entoadas pelos bardos.

ITENS MÁGICOS EM ELGALOR
Como já foi dito antes, itens mágicos são consideravelmente raros em Elgalor. Alguns itens, como aqueles que fornecem bônus de deflexão de CA (anéis de proteção) e aqueles que aumentam atributos (manoplas de força) simplesmente não existem. Armas e armaduras mágicas possuem bônus de melhoria até +3 (apenas armas ou armaduras lendárias de grandes reis possuem um bônus de melhoria de +5).

Isto é feito para que o suporte mágico conferido por clérigos, magos e bardos (com magias como proteção contra o mal, esplendor da águia e arma mágica maior...) continue sendo útil mesmo nos níveis mais elevados. Assim, o valor de um combatente estará sempre em sua habilidade com armas, e não em seus itens mágicos, e o trabalho em equipe se torna ainda mais crucial contra criaturas realmente poderosas.

7 comentários:

  1. POXA vcs estão com tudo nesse projeto heim!! XD
    Cary ON!!

    ResponderExcluir
  2. Grato por teu elogio e tua presença, poderoso dragão!

    Espero que o material que formulamos para Elgalor possa também ser útil a vossas campanhas também.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da forma como aborda essas mudanças, nobre Odin. Isso torna o jogo e o mundo de Elgalor muito mais divertido e nossas vitórias realmente se tornam mais valorosas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, amigo Frodo!

    Tua aprovação e a dos demais é deveras importante, lady Astreya, pois o objetivo principal de se fazer alterações em regras é tornar o jogo mais divertido para todos.

    ResponderExcluir
  5. Oyama Flagelo das Feras3 de fevereiro de 2011 15:37

    Odin,

    tentei postar uma frase em forma de caracter mas desconfigurou

    apague aí por favor

    ResponderExcluir
  6. Feito, bravo Oyama.

    Mas o que querias dizer?

    ResponderExcluir