segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Arte de Elgalor #002 - A Capa do Tomo I

Frodo: - Saudações nobres amigos! Hoje trago à vocês a arte da capa das Crônicas de Elgalor. A maioria de vocês já deve ter visto ao baixar o e-book.

Para a capa do Tomo I, Odin pediu-me que desenhasse os 8 aventureiros , e também me passou os nomes de Coran e Thingol. Então pensei que seria interessante substituir um dos reis élficos pelo Thur (apelido carinhoso), para dar um pouco mais de peso à capa. Inicialmente havíamos pensado em fazer os 8 personagens em uma pose, mas quando fui desenhar achei que seria interessante montar uma composição mais natural, como se estivessem fazendo uma pausa após uma batalha, e assim ficou o desenho à lápis da capa:


Então, digitalizei a imagem, e a levei para ser pintada no Photoshop. Lá, optei por não utilizar ferramentas de seleção ou degradê, mas sim utilizar técnicas que se assemelhassem às técnicas mais tradicionais de pintura. Foi nessa fase final que defini melhor a paisagem e a montanha, bem como as luzes e sombras. E assim ficou o desenho pintado no photoshop:



Confesso a vocês que foi um desafio para mim desenhar tantos personagens (10 no total) em uma mesma composição. Com o desenho finalizado, adicionei o título e o nome do autor:





Olhando com mais calma agora, notei que eu poderia ter dado maior destaque ao título, que no conjunto, visto de longe, acabou perdendo a evidência... Enfim, coisas que aprendemos para melhorar no próximo Tomo, rss.

4 comentários:

  1. Fizestes um excelente trabalho, meu amigo. Não há do que "se arrepender"!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Frodo.
    vc poderia colocar aqui o primeiro esboço em que o desenho era maior e tinha a fogueira.
    ficaria legal aquela versão se a capa tivesse o dobro do tamanho, haha.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Gleyson!! Eu até ia postar, mas eu não tinha o desenho inteiro, pois digitalizei por partes devido o tamanho e fiquei com medo que o post ficasse muito longo.

    Mas realmente, antes desse primeiro desenho à lápis, havia um outro com maior espaçamento entre os personagens e uma fogueira, pois inicialmente eu iria fazer o cenário de noite. Porém quando reduziu pra A5, os personagens ficaram pequenos demais. Então tive que fazer alguns recortes antes de pintar...

    ResponderExcluir